Projetos de pesquisa

PESQUISAS

O Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Subjetividade e Cultura (GEPESC) é constituído de pesquisadores(as), educadores, estudantes de graduação e de pós-graduação, profissionais oriundos de diferentes áreas do conhecimento, e desenvolve estudos e pesquisas na área da educação e de áreas correlatas, que possuem focos de análise relacionados à subjetividade humana e à cultura.

EM ANDAMENTO

Título: SABERES DO DIRETOR ESCOLAR NO PROCESSO DE ENSINO E DEAPRENDIZAGEM DE ESTUDANTES: PERSPECTIVAS DA GESTÃO PEDAGÓGICA

Natureza: Pesquisa-intervenção na área de Gestão escolar (Doutorado)

Pesquisador(a): Renata Pierini Ramos

Objetivo: Analisar os saberes do gestor escolar no que diz respeito ao acompanhamento e ações realizadas no processo de ensino e de aprendizagem dos estudantes.


Título: RELAÇÃO COM O SABER DE DIRETORES ESCOLARES: ESPAÇOS DE PARTICIPAÇÃO DOS FAMILIARES NA GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA

Natureza: Pesquisa-intervenção na área de Gestão democrática (Doutorado)

Pesquisador(a): Rita de Cássia Rosa da Silva

Objetivo: Analisar como os diretores escolares, a partir dos seus saberes, compreendem a participação dos familiares nas tomadas de decisões da escola e como estes vislumbram essa participação dentro dos diferentes espaços da instituição escolar.


Título: BALANÇO DO SABER DE DIRETORES ESCOLARES: CONHECIMENTOS, EXPERIÊNCIAS PRÁTICAS E RELACIONAIS

Natureza: Pesquisa-intervenção na área de Gestão escolar (Mestrado)

Pesquisador(a): Valcenir Aparecido Beltrami

Objetivo: Analisar o balanço do saber de um grupo de diretores escolares, a fim de verificar como se constituíram seus saberes objetos, práticos e relacionais.

FINALIZADOS

Título: Metodologia e formação de mentoria de diretores escolares: cultura colaborativa e as figuras do aprender

Natureza: Pesquisa-intervenção na área de Gestão escolar

Duração: 2019 a 2022.

Objetivos gerais:  Analisar a metodologia utilizada na formação de mentoria de diretores realizada no Brasil. Analisar os processos reflexivos, a construção de estratégias, as formulações conceituais e práticas, conforme a realidade de cada diretor e a interações entre pares.

   Este projeto base teve origem devido a formação de mentoria de diretores e da mentoria na prática, com finalidade de propiciar formação continuada destes profissionais. O projeto base denominado Metodologia de aprendizagens na formação de mentoria de diretores escolares: cultura colaborativa e as figuras do aprender, possui duas etapas distintas: 1ª) formação de mentoria de diretores escolares e 2ª) contexto da mentoria na prática. Desta pesquisa base, inicia-se oito novas investigações, descritas abaixo – dois Planos de Trabalho de Pós-Doutorado; uma tese de doutorado; e, cinco dissertações de mestrado. As pesquisas possuem um mesmo público-alvo: 15 diretores
   As pesquisas possuem um mesmo público-alvo: 15 diretores de dez (10) Secretarias Estaduais de Educação de diferentes estados brasileiros, totalizando 150 diretores.
   Para a realização dos procedimentos metodológicos tem-se duas etapas, uma na forma quantitativa por meio de um questionário fechado on-line, com estrutura de autopreenchimento, que será disponível em um link enviado por convite eletrônico à aos diretores escolares brasileiros.

   O objetivo do questionário é obter um conjunto de atributos que represente as principais necessidades dos diretores escolares, estruturadas e hierarquizadas segundo a importância relativa que possuem para a construção de um processo de aprendizagem de qualidade, de acordo com a própria percepção dos gestores. A segunda etapa, na forma qualitativa, por meio de pesquisa qualitativa no formato de pesquisa-intervenção com a formação de mentoria de diretores e o contexto da mentoria na prática.

   Utiliza-se como instrumentos metodológicos três grupos focais diferentes com distintos diretores escolares: um grupo focal com diretores das cinco regiões do Brasil com objetivo de verificar os saberes destes profissionais; e os outros dois, com objetivo de analisar as figuras do aprender na relação entre diretores mentores e mentorados durante a mentoria de diretores na prática.
   Como resultados espera-se analisar os referenciais teóricos e os saberes dos diretores escolares a respeito de: liderança escola; gestão financeira da escola; relação entre diretores mentores e mentorados durante a mentoria de diretores na prática; relação à gestão compartilhada, colaborativa e os colegiados da escola; relação às situações de conflito e violências escolares; relação à comunicação na escola e entre os diretores escolares; e, Projeto Político Pedagógico da escola.

   A seguir a descrição das oito investigações que compõem a pesquisa base:

1ª) LIDERANÇA DE DIRETORES DE ESCOLA: MENTORIA E A APRENDIZAGEM COLABORATIVA (pós-doutorado)
Pesquisador(a): Camila Perez da Silva
Objetivo: Analisar os referenciais teóricos e os saberes dos diretores a respeito da liderança escolar.

2ª) AS FIGURAS DO APRENDER DE DIRETORES E A GESTÃO FINANCEIRA DA ESCOLA (pós-doutorado)
Pesquisador(a): Rafaela Marchetti
Objetivo: Analisar os referenciais teóricos e os saberes dos diretores sobre a gestão financeira da escola.


3ª) RELAÇÃO ENTRE DIRETORES MENTORES E MENTORADOS: CULTURA COLABORATIVA E AS FIGURAS DO APRENDER (tese de doutorado)
Pesquisador(a): Ricardo Gavioli de Oliveira
Objetivo: Analisar as figuras do aprender na relação entre diretores mentores e mentorados durante a mentoria de diretores na prática.


4ª) SABERES DE DIRETORES SOBRE AS DIMENSÕES DA ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR (dissertação de mestrado)
Pesquisador(a): Caroline Miranda Palmieri da Silva
Objetivo: Analisar os saberes de diretores de escola à luz do modelo de administração escolar, segundo Benno Sander (2007), dimensões econômica, pedagógica, política e cultural

5ª) GESTÃO COMPARTILHADA E COLABORATIVA: UMA ANÁLISE SOBRE OS SABERES DOS DIRETORES ESCOLARES (dissertação de mestrado)
Pesquisador(a): Rita de Cássia Rosa da Silva
Objetivo: Analisar os saberes dos diretores de escolas em relação à gestão compartilhada, colaborativa e os colegiados da escola.


6ª) A RELAÇÃO COM O SABER DE DIRETORES: SITUAÇÕES DE CONFLITOS E VIOLÊNCIAS ESCOLARES (dissertação de mestrado)
Pesquisador(a): Jéssica Veloso Morito
Objetivo: Analisar os saberes dos diretores de escolas em relação às situações de conflito e violências escolares.


7ª) MEDIAÇÃO DE CONFLITOS E ESCUTA ATIVA NAS RELAÇÕES ENTRE PARES: MENTORIA DE DIRETORES (dissertação de mestrado)

Pesquisador(a): Marcela Luiz Corrêa da Silva
Objetivo: Analisar os saberes dos diretores de escolas em relação à comunicação na escola e entre os diretores escolares.


Título: Violências e as perspectivas de estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio: experimentações em ateliês

Natureza: Pesquisa-intervenção na área de violência escolar

Duração: 2018 a 2020.

Objetivo geral: Entender como as violências interferem, ou não, nas convivências de estudantes dos Ensinos Fundamental (Anos Finais) e Médio.

   Esta pesquisa-intervenção de caráter qualitativo foi realizada em uma Escola Estadual de Ensino Integral, situada no interior de São Paulo. Optou-se por levantar os dados por meio de oficinas de experimentação denominadas de ateliês com divisão dos discentes em quatro grupos: Espaços do eu (Violência física); Nós e os corpos (Violência psicológica) A invisibilidade de quem vê (Violência simbólica); e Comunicação dos silêncios (Violência verbal).

   A ideia foi viabilizar as reflexões sobre o que ocorre no mundo, na escola e nas relações interpessoais. O estudo evidenciou as relações no cotidiano da escola, principalmente, aquelas que acontecem de forma naturalizada nas microviolências do cotidiano. A proposta surge de um pedido da própria escola que acreditou no diálogo como instrumento para modificar a realidade, por isso as atividades foram refletidas pelos estudantes sobre possíveis relações violentas, muitas vezes, naturalizadas. A metodologia escolhida para discutir os aspectos diversos do tema foi baseado no processo e na produção de materiais artísticos, escritos e de audiovisuais elaborados pelos alunos que, a partir de diferentes propostas, intituladas de “exercícios”, puderam (re)observar e debater sobre os desafios da juventude.

   Os exercícios construídos a cada aula para debater os temas apresentados foram compreendidos como um conjunto de regras e/ou desafios por meio da produção de artes, música, imagens (fotografias ou vídeos), poesias, fábulas, cartas etc. nas quais os alunos foram protagonistas tanto no processo (quando optavam por relatarem exemplos e suas várias problematizações) quanto no produto final que se tornou apenas um pequeno recorte das (re)construções possíveis durante todo o desenvolvimento das atividades.

   Durante os processos criativos propostos, todos os envolvidos são desafiados a adotar diferentes perspectivas, possibilitando novos espaços para repensar as relações com o entorno e com si mesmo.


Título: Efeitos da pobreza e desigualdade social nas escolas do Estado de São Paulo: análises quantitativas e qualitativas

Natureza: Pesquisa na área da desigualdade social.

Duração: 2018 a 2019.

Objetivo geral: Compreender os efeitos da pobreza e desigualdade social na educação, por meio de análises quantitativas e qualitativas coletadas do programa bolsa-família e do curso de aperfeiçoamento em educação, pobreza e desigualdade social (EPDS) oferecido pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) para o estado de São Paulo.

   Algumas reflexões sobre os desafios postos pela quase universalização da educação básica e os diferentes problemas associados como o abandono, evasão e fracasso escolar nos faz constatar a necessidade de reconhecer que a pobreza existe e está nas escolas públicas brasileiras, o que leva a discussão sobre sua função social, seu currículo, suas práticas e as implicações em relação à manutenção ou à transformação da condição de pobreza de crianças e adolescentes que as frequentam. Estes questionamentos nos incitaram a realizar esta pesquisa tendo como hipótese que os profissionais da educação, em geral, encontram dificuldades para pensar a temática, bem como em lidar com estudantes vivendo em situações de pobreza e de pobreza extrema, tendo concepções baseadas no senso comum e/ou preconceitos.

   Também foram traçados objetivos específicos, como: analisar os discursos de profissionais da educação sobre o significado de pobreza e como suas práticas em relação ao fenômeno da pobreza e das desigualdades sociais aparecem nas atividades realizadas durante o curso; identificar a trajetória escolar de crianças e adolescentes do estado de São Paulo, com foco na perspectiva social e escolar destes estudantes; e, verificar práticas educativas em contextos de pobreza e de pobreza extrema.

   A metodologia envolveu a pesquisa quantitativa com os dados referentes aos beneficiários do programa, acesso à escola, permanência e evasão e uma pesquisa qualitativa na qual serão analisados os discursos dos educadores, estudantes e familiares sobre a relação entre educação, pobreza e desigualdade social. Para viabilizar os objetivos estabelecidos foram coletados dados quantitativos e qualitativos do programa bolsa-família e de materiais produzidos pelos cursistas do curso nos anos de 2018 e 2019.