Artigos

ARTIGOS & RELATOS DE EXPERIÊNCIAS

Publicações de artigos científicos e relatos de experiências feitos por nossos pesquisadores e nossas pesquisadoras.

2023

TÍTULO: Dossiê: Mentoria de diretores de escola

PROPONENTE: Maria Cecília Luiz.

LOCAL DE PUBLICAÇÃO: Revista Cadernos da Pedagogia (CAPD), ISSN: 1982-4440.

LINK: https://www.cadernosdapedagogia.ufscar.br/index.php/cp/issue/view/43


TÍTULO: Mentoria de diretores escolares: uma formação para a educação brasileira

AUTORAS: Maria Cecília Luiz

LOCAL DE PUBLICAÇÃO: Cadernos da Pedagogia, São Carlos, Brasil.

LINK:https://www.cadernosdapedagogia.ufscar.br/index.php/cp/article/view/1930


TÍTULO: Mentoria de diretores escolares: uma formação para a educação brasileira

AUTORAS: Maria Cecília Luiz

LOCAL DE PUBLICAÇÃO: Cadernos da Pedagogia, São Carlos, Brasil.

LINK: https://www.cadernosdapedagogia.ufscar.br/index.php/cp/article/view/1930


TÍTULO: Possibilidades teóricas na mentoria de diretores escolares

AUTORAS: Maria Cecília Luiz, Caroline Palmieri da Silva, Alba Valéria Baensi

LOCAL DE PUBLICAÇÃO: Cadernos da Pedagogia, São Carlos, Brasil.

LINK: https://www.cadernosdapedagogia.ufscar.br/index.php/cp/article/view/1931 


TÍTULO: Mentoria na prática: uma perspectiva de formação de diretores no Brasil

AUTORAS: Maria Cecília Luiz, Ana Lúcia Calbaiser da Silva, Maria Carolina Rosa Orlando Barbosa

LOCAL DE PUBLICAÇÃO: Cadernos da Pedagogia, São Carlos, Brasil.

LINK: https://www.cadernosdapedagogia.ufscar.br/index.php/cp/article/view/1932


TÍTULO: Formação de mentoria de diretores: concepção, seleção e aplicabilidade

AUTORAS: Aline Cristina de Souza, Valcenir Aparecido Beltrami, Vanessa dos Santos

LOCAL DE PUBLICAÇÃO: Cadernos da Pedagogia, São Carlos, Brasil.

LINK: https://www.cadernosdapedagogia.ufscar.br/index.php/cp/article/view/1933


TÍTULO: Situações de violências no âmbito escolar brasileiro: oficinas formativas na Mentoria de Diretores Escolares

AUTORAS: Maria Cecília Luiz, Jéssica Veloso Morito, Rafaela Marchetti

LOCAL DE PUBLICAÇÃO: Cadernos da Pedagogia, São Carlos, Brasil.

LINK: https://www.cadernosdapedagogia.ufscar.br/index.php/cp/article/view/1926


TÍTULO: Mediação de conflitos na escola e a Mentoria de Diretores Escolares

AUTORAS: Anderson Severiano Gomes, Cristina Danielle Pinto Lobato, Marcela Luiz Corrêa da Silva

LOCAL DE PUBLICAÇÃO: Cadernos da Pedagogia, São Carlos, Brasil.

LINK: https://www.cadernosdapedagogia.ufscar.br/index.php/cp/article/view/1934


TÍTULO: Liderança compartilhada e coliderança na Formação em Mentoria de Diretores de Escola

AUTORAS: Rita de Cássia Rosa da Silva

LOCAL DE PUBLICAÇÃO: Cadernos da Pedagogia, São Carlos, Brasil.

LINK: https://www.cadernosdapedagogia.ufscar.br/index.php/cp/article/view/1905


TÍTULO: Política de Formação Continuada para Diretores de Escola e Técnicos de Secretaria de Educação em foco: relato sobre um grupo de estrelas (as estrelas de um grupo)

AUTORAS: Alba Valéria Baensi

LOCAL DE PUBLICAÇÃO: Cadernos da Pedagogia, São Carlos, Brasil.

LINK: https://www.cadernosdapedagogia.ufscar.br/index.php/cp/article/view/1944


TÍTULO: Experimentando o conceito de escuta ativa com o grupo “esperançar” do Curso de Aperfeiçoamento em Mentoria de Diretores

AUTORAS: Alessandra Ribeiro Alves, Valcenir Aparecido Beltrami

LOCAL DE PUBLICAÇÃO: Cadernos da Pedagogia, São Carlos, Brasil.

LINK: https://www.cadernosdapedagogia.ufscar.br/index.php/cp/article/view/1945

2022

TÍTULO: Vivência e entendimento sobre a transdisciplinaridade: visão de estudantes das ciências humanas

AUTORAS: Maria Cecília Luiz; Ridamar Aparecida de Oliveira.

LOCAL DE PUBLICAÇÃO: Revista Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

LINK: https://periodicos.ufsc.br/index.php/extensio/article/view/77525h


TÍTULO: Violências verbais nas relações professor-aluno: conflitos, conflitualidades e o reconhecimento social

AUTORAS: Maria Cecília Luiz; Jéssica Veloso Morito.

LOCAL DE PUBLICAÇÃO: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Unesp, Araraquara/São Paulo.

LINK: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14067


TÍTULO: Participação e protagonismo juvenil na perspectiva dos Grêmios Estudantis

AUTORES: Ricardo Gavioli de Oliveira; Maria Cecília Luiz; Camila Perez Silva

LOCAL DE PUBLICAÇÃO: Revista E-Curriculum, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), São Paulo.

LINK: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/43929


2021

TÍTULO: Conflitos, incivilidades e violências: desafios dentro da escola

AUTORA: Maria Cecília Luiz

LOCAL DE PUBLICAÇÃO: Revista Educação: Teoria e Prática, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Rio Claro/São Paulo.

LINK: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/15228


TÍTULO: Decreto nº 10.502, de 30 de setembro de 2020: avanços ou retrocessos para a inclusão?

AUTORAS: Valcenir Aparecido Beltrami; Maria Cecília Luiz

LOCAL DE PUBLICAÇÃO: Revista Mosaico, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE) da Universidade Estadual Paulista (UNESP), São José do Rio Preto/São Paulo.

LINK: http://www.olhodagua.ibilce.unesp.br/index.php/revistamosaico/article/view/853


TÍTULO: Avaliações - nacional e internacional - no Brasil e a relação com o saber de diretores escolares.

AUTORAS: Maria Cecília Luiz; Aline Cristina de Souza; Viviane Wellichan.

LOCAL DE PUBLICAÇÃO: Teoria & Prática (online), UFRGS, Campinas/São Paulo.

LINK: https://ltp.emnuvens.com.br/ltp/article/view/876


TÍTULO: Ensino de ciências e o teatro: representações sociais a respeito das ciências e dos cientistas

AUTORES: Maria Cecília Luiz; Tiago Nadim Ginebro.

LOCAL DE PUBLICAÇÃO: Investigações em Ensino de Ciências (online), UFRGS, Rio Grande do Sul.

LINK:https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/2167/pdf


TÍTULO: Práticas de ensino em tempos de pandemia: em uma breve perspectiva sociológica

AUTORA: Jéssica Veloso Morito

LOCAL DE PUBLICAÇÃO: ECOE, Brasília.

LINK: http://d3bbeacc-ce43-4888-a751-73f45424b6a5.filesusr.com/ugd/ff2417_a48c145c3dd141d3af9085fba2dbea05.pdf?index=true


2020

TÍTULO: O “novo” nos Programas para a Juventude da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

AUTORAS: Maria Cecília Luiz; Nádia Perez Pino; Clarissa Bengtson.

LOCAL DE PUBLICAÇÃO: Cadernos CEDES, Unicamp, Campinas/São Paulo.

LINK: https://www.scielo.br/pdf/ccedes/v40n110/1678-7110-ccedes-40-110-0004.pdf


TÍTULO: Lei 12.796/13 e a obrigatoriedade na Educação Infantil

AUTORAS: Maria Cecília Luiz; Rafaela Marchetti

LOCAL DE PUBLICAÇÃO: Revista Online de Política e Gestão Educacional, Unesp, Araraquara/São Paulo.

LINK: https://www.scielo.br/pdf/ccedes/v40n110/1678-7110-ccedes-40-110-0004.pdf


TÍTULO: Discurso pandêmicos e sentido de verdade: acontecimentos no Brasil

AUTORES: Anderson Severiano Gomes, Maria Cecília Luiz

LOCAL DE PUBLICAÇÃO: Cadernos da Pedagogia, Edição especial, UFSCar, São Carlos/São Paulo.

LINK:  http://www.cadernosdapedagogia.ufscar.br/index.php/cp/article/download/1445/537


TÍTULO: Indústria Cultural, semiformação e inclusão digital: desafios e perspectivas

AUTORES: Camila Perez da Silva, Ricardo Gavioli de Oliveira

LOCAL DE PUBLICAÇÃO: Cadernos da Pedagogia, Edição especial, UFSCar, São Carlos/São Paulo.

LINK:  http://www.cadernosdapedagogia.ufscar.br/index.php/cp/article/view/1439/535


TÍTULO: Gestão democrática e o projeto político pedagógico: participação e construção coletiva na escola

AUTORAS: Maria Célia Luiz Corrêa da Silva; Marcela Luiz Corrêa da Silva

LOCAL DE PUBLICAÇÃO: Cadernos da Pedagogia, UFSCar, São Carlos/São Paulo.

LINK: http://www.cadernosdapedagogia.ufscar.br/index.php/cp/article/view/1327/0


TÍTULO: O que é ser um diretor na educação infantil?

AUTORA: Jéssica Veloso Morito

LOCAL DE PUBLICAÇÃO: Cadernos da Pedagogia, UFSCar, São Carlos/São Paulo.

LINK: http://www.cadernosdapedagogia.ufscar.br/index.php/cp/article/view/1339


2019

TÍTULO: Análise do discurso nas pesquisas em educação: perspectivas foucaultianas

AUTORES: Maria Cecília Luiz; Flávio Caetano da Silva; Clarissa Galvão Bengtson

LOCAL DE PUBLICAÇÃO: Revista Eletrônica de Educação (REVEDUC), UFSCAR, São Carlos/São Paulo.

LINK: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/3354


TÍTULO: Sociologia da experiência de Dubet e as violências verbais nas convivências

AUTORAS: Jéssica Veloso Morito; Caroline Miranda Palmieri da Silva; Dandara Cecília Oliveira de Moura

LOCAL DE PUBLICAÇÃO: Cadernos da Pedagogia, UFSCAR, São Carlos/São Paulo.

LINK: http://www.cadernosdapedagogia.ufscar.br/index.php/cp/article/view/1282


TÍTULO: Reconhecimento social e diversidade: formação de grupo instrumental na escola

AUTORAS: Rita de Cássia Rosa da Silva; Maria Cristina Luiz Ferrarini; Aialy de Souza Oliveira

LOCAL DE PUBLICAÇÃO: Cadernos da Pedagogia, UFSCAR, São Carlos/São Paulo.

LINK: http://www.cadernosdapedagogia.ufscar.br/index.php/cp/article/view/1286


TÍTULO: O contexto da lei 12.796/13 e o entendimento de educadores e familiares acerca das práticas pedagógicas na Educação Infantil

AUTORA: Rafaela Marchetti

LOCAL DE PUBLICAÇÃO: Cadernos da Pedagogia, UFSCAR, São Carlos/São Paulo.

LINK: http://www.cadernosdapedagogia.ufscar.br/index.php/cp/article/view/1239


2018

TÍTULO: Violências escolares e as diversidades no âmbito da escola

AUTORA: Maria Cecília Luiz

LOCAL DE PUBLICAÇÃO: Cadernos da Pedagogia, UFSCAR, São Carlos/São Paulo.

LINK: http://www.cadernosdapedagogia.ufscar.br/index.php/cp/article/view/1123


TÍTULO: Inclusão escolar e as violências veladas: perspectivas epistemológicas

AUTORAS: Aline Cristina Souza; Viviane Cristina Felício Dal Ri; Maria Cecília Luiz

LOCAL DE PUBLICAÇÃO: Cadernos da Pedagogia, UFSCAR, São Carlos/São Paulo.

LINK: http://www.cadernosdapedagogia.ufscar.br/index.php/cp/article/view/1126