Projetos de aperfeiçoamento

CURSOS DE APERFEIÇOAMENTO

Os Cursos de Aperfeiçoamento têm forte articulação entre a teoria e a prática, compreendendo a importância da formação continuada para todas as áreas da educação. Destaca-se que a cada saber e/ou experiência socializados novos olhares são despertados, diferentes ângulos de uma realidade escolar são percebidos, resultando em melhorias nas vivências sociais e subjetivas.

EM ANDAMENTO

Título: Curso de Aperfeiçoamento em Mentoria de Diretores Escolares - 210h

Natureza: Gestão escolar. Curso online síncrono e assíncrono.

Duração: 27/02/2024 a 25/11/2024

Objetivos gerais: Formar o diretor escolar para execução de suas múltiplas funções, com foco em situações práticas do seu cotidiano da escola; e, formar o diretor da escola para realizar mentoria, com possibilidades de realizar boa comunicação entre seus pares, de compartilhar experiências e conhecimentos do dia a dia, e de avaliar todo esse processo.

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FINALIZADOS

Título: Curso de Aperfeiçoamento em Mentoria de Diretores Escolares - 210h

Natureza: Gestão escolar. Curso online síncrono e assíncrono.

Duração: 27/02/2023 a 25/11/2023

Objetivos gerais: Formar o diretor escolar para execução de suas múltiplas funções, com foco em situações práticas do seu cotidiano da escola; e, formar o diretor da escola para realizar mentoria, com possibilidades de realizar boa comunicação entre seus pares, de compartilhar experiências e conhecimentos do dia a dia, e de avaliar todo esse processo.

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Título: Curso de Aperfeiçoamento em Mentoria de Diretores Escolares - 210h

Natureza: Gestão escolar. Curso online síncrono e assíncrono.

Duração: 18/07/2022 a 30/11/2022

Objetivos gerais: Formar o diretor escolar para execução de suas múltiplas funções, com foco em situações práticas do seu cotidiano da escola; e, formar o diretor da escola para realizar mentoria, com possibilidades de realizar boa comunicação entre seus pares, de compartilhar experiências e conhecimentos do dia a dia, e de avaliar todo esse processo.

   A concepção teórica da mentoria de diretores está pautada em formar diretores escolares para exercer um trabalho coletivo entre pares, com estratégias que promovam a participação de todos os agentes da comunidade escolar e local, a fim de atingir os objetivos propostos nos mais diferentes âmbitos, como: administrativo, pedagógico, financeiro, social, de relacionamentos interpessoais entre outros. A mentoria de diretores consiste em um modelo de formação continuada pautado em dimensões e concepções, como: diálogo, trocas de experiências, estabelecimento de relações interpessoais e escuta ativa.

   Este curso surge da parceria entre a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/MEC) e está sendo coordenado pela Profa. Dra. Maria Cecília Luiz.

   Durante a formação continuada, busca-se refletir sobre a gestão escolar em contextos diversos, com implicações distintas que apontam transformações sociais e econômicas constantes, inseguranças e situações-problemas, as quais demandam aplicações de conhecimentos técnico-teóricos, exigindo novas metodologias que criem uma teia de compartilhamentos e práticas pontuais, por meio de ações conjuntas.

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Título: Curso de Aperfeiçoamento em mentoria para diretores escolares - 180h

Natureza: Gestão escolar. Curso online síncrono e assíncrono.

Duração: 22/03/2021 a 05/07/2021

Objetivo geral: Refletir sobre as práticas e acontecimentos cotidianos dos diretores escolares, visto que o acompanhamento e a troca de experiências entre pares (durante o período de mentoria) deve propiciar maior clareza da função da escola e da sua atuação profissional. Aprender sobre Mentoria de diretores, o que é ser um diretor mentor e mentorado. Compreender como está o desenvolvimento do ensino e da aprendizagem na escola, utilizando resultados e índices educacionais. Consolidar os processos de escuta ativa e da cultura colaborativa.

   O foco deste Curso de Aperfeiçoamento foi permitir que diretores escolares encontrem soluções para os desafios de forma mais colaborativa, com potencial em avanços pedagógicos e consequentemente com diminuição de problemas nas instituições em que atuam. Esse processo não consiste em uma metodologia de “ensino” de diretores, a ideia é instaurar uma cultura colaborativa e participativa nas escolas, por isso a necessidade de conceituar saberes e práticas que serão importantes para essas trocas.

   A proposta é que a formação traga temas que agucem os saberes conceituais e de vivências que possibilitem a interação entre diretores mentores, mentorados e todos os agentes da escola. 

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Título: Curso de Aperfeiçoamento em Conselho Escolar - 180h

Natureza: Curso sobre colegiado da escola. Curso online assíncrono.

Duração: 22/04/2021 a 25/10/2021

Objetivo geral: Promover formação, em nível de aperfeiçoamento, aos técnicos de secretarias estaduais de educação e regionais de ensino de todo o Brasil com o propósito de melhorar a qualidade de ensino, com ações que constituam e fortaleçam o Conselho Escolar e promovam a participação da família na escola.

   O Curso de Aperfeiçoamento em Conselho Escolar foi coordenado pelas docentes Profa. Dra. Maria Cecília Luiz e Profa. Dra. Sandra Aparecida Riscal, em parceria com a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/MEC) e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com a finalidade de apoiar as Secretarias de Educação no cumprimento da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (nº 9394/96), que em seu artigo 14 estabelece como um dos princípios da gestão democrática a participação da comunidade escolar e local em conselhos escolares.
   O Conselho Escolar (CE) é o espaço em que todos os envolvidos com a escola (familiares, alunos, professores, diretores e funcionários) se reúnem para decidirem o que é melhor para instituição escolar, isto implica em preocupar-se com a qualidade do ensino e da aprendizagem dos discentes.
   Defende-se a importância de conhecer e fortalecer os Conselhos Escolares, a fim de tornar oportuna a reflexão sobre o convívio democrático nos diferentes espaços escolares, inclusive na relação escola e família. Além disso, ao compreender as funções, constituição, organização do Conselho Escolar nas relações que acontecem dentro da escola, possibilita-se a sua operacionalização com mais eficiência.

   Teve como objetivos específicos; propiciar conhecimentos aos técnicos de secretarias estaduais de educação e regionais de ensino, de forma que estes se tornem articuladores de ações de formação continuada para conselheiros escolares; promover a socialização de experiências bem sucedidas de Conselhos Escolares; ativar os Conselhos Escolares na construção coletiva do projeto político-pedagógico da escola, em consonância com o processo de democratização de seus espaços; e contribuir para que a participação de familiares nos Conselhos Escolares seja ativa, estabelecendo boas comunicações entre escola e família.

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Título: Curso de Aperfeiçoamento em Gestão da Educação Municipal - 180h

Natureza: Curso sobre Gestão Educacional e Políticas Públicas. Curso online assíncrono.

Duração: 22/04/2021 a 25/10/2021

Objetivo Geral: Promover formação, em nível de aperfeiçoamento, aos dirigentes e técnicos das secretarias municipais de educação, com o propósito de propiciar habilidades nas áreas de liderança, planejamento e execução administrativa, pedagógica e financeira. 

     O Curso de Aperfeiçoamento em Gestão da Educação Municipal (GEM) foi coordenado pela Profa. Dra. Maria Cecília Luiz, em parceria com a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/MEC) e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) com a intenção de auxiliar nas reflexões sobre os processos realizados na gestão municipal e foi dividido em quatro partes: a liderança e a gestão educacional; o sistema municipal de ensino e os principais marcos legais; a estrutura da secretaria municipal de educação e as práticas pedagógicas; a administração e a gestão dos recursos financeiros.

    O Curso surgiu de uma demanda recorrente de dirigentes municipais de educação, e tem como proposta abordar conhecimentos precisos, objetivos e oficiais sobre Gestão de Educação Municipal. Existe na função do dirigente municipal e dos técnicos das Secretarias de Educação uma responsabilidade sobre vidas e o volume de recursos sob os seus cuidados que exigem conhecimentos mais específicos e que sejam transmitidos de maneira mais objetiva. 

   Nos últimos anos, como a complexidade do processo da gestão educacional tem aumentado, os dirigentes e técnicos das prefeituras enfrentam novos obstáculos e desafios. Neste contexto, abordar assuntos sobre gestão educacional faz-se necessário para melhorar o planejamento e a execução de ações educacionais nos diferentes municípios do Brasil.

   Teve como objetivos específicos; propiciar conhecimentos aos dirigentes e técnicos das secretarias municipais de educação sobre suas atribuições frente à liderança e à gestão pública educacional; promover conhecimentos sobre o sistema municipal de ensino e os principais marcos legais; compreender como funciona a estrutura da secretaria e as práticas pedagógicas; e entender como gerir a administração e gestão dos recursos financeiros.   

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Título: Curso de Aperfeiçoamento em educação, pobreza e desigualdade social - 180h

Natureza: Curso sobre Políticas Públicas e diversidade. Curso online assíncrono.

Duração: 31/01/2019 a 02/06/2019

Objetivo Geral: Refletir sobre os processos de educação que envolvem sujeitos em situação de pobreza ou a pobreza extrema.

   O Curso de Aperfeiçoamento a Distância Educação, Pobreza e Desigualdade Social (EPDS) foi coordenado pela Profa. Dra. Maria Cecília Luiz em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – SECADI e Diretoria de Políticas de Educação Especial, com Coordenação Geral de Articulação da Política de Inclusão nos Sistemas de Ensino do Ministério da Educação (MEC).
   O Curso de Aperfeiçoamento EPDS levou os educadores a refletir sobre os desafios postos pela quase universalização da educação básica; pelos questionamentos e tensões referentes às relações entre educação, pobreza e desigualdade social; pela necessária e urgente formação continuada de profissionais da educação; e visando fomentar o debate acadêmico sobre a temática, com vistas à transformação social de contextos empobrecidos.
   A perspectiva que conduz nossa análise parte de um olhar multidimensional sobre a pobreza, ou seja, entende a pobreza não só como a ausência de renda ou de recursos, mas como uma condição que impacta diretamente a fruição de outros direitos. Busca-se entender também a influência dos programas de renda na trajetória escolar dos estudantes do PBF, verificando se o acesso, a permanência e a continuidade nos estudos são garantidos.
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Título: Curso de Aperfeiçoamento Formação Continuada a Distância em Conselhos Escolares - 200h

Natureza: Curso sobre colegiado da escola. Curso online assíncrono.

Duração: 2009 a 2016.

Objetivo geral: Fomentar a implantação e o fortalecimento dos Conselhos Escolares, por meio da elaboração de material didático específico e formação continuada a distância, para técnicos das secretarias estaduais e municipais de educação e para conselheiros escolares, de acordo com as necessidades dos sistemas de ensino, das políticas educacionais e dos profissionais de educação envolvidos com gestão democrática.

   O Curso de Aperfeiçoamento em Formação Continuada a Distância em Conselhos Escolares foi coordenado pela Profa. Dra. Maria Cecília Luiz em parceria com a Coordenação-Geral de Formação de Gestores e Técnicos da Educação Básica/ Diretoria de Capacitação Técnica, Pedagógica e de Gestão de Profissionais da Educação /Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (CGFORG/DICAP/SEB/MEC), por sete anos consecutivos.
   A perspectiva da formação estava em relacionar o Conselho Escolar como órgão deliberativo da escola, e teve como pano de fundo as questões da gestão democrática na escola pública, pensando que esta pode contribuir não apenas para a democratização da sociedade, como também ser um lugar privilegiado para o exercício da democracia participativa.
   O Curso de Aperfeiçoamento foi oferecido para diferentes estados federativos (São Paulo, Espírito Santo, Santa Catariana, Piauí, Bahia, Paraná e Rio Grande do Sul) com organizações que propiciaram uma formação continuada com foco em teoria e práticas, principalmente, levando em conta a realidade das escolas.
 
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